A Antarte assumiu o pioneirismo no lançamento de Móveis desenhados pela Inteligência Artificial (IA). Esta tecnologia inovadora foi conjugada com o conceito criativo de Mário Rocha, que além de fundador e CEO da marca, assumiu a direção criativa da Antarte desde a sua fundação em 1998.
Respeitando os briefings do diretor criativo e da marca Antarte, foi solicitada à IA que criasse diversos móveis em linha com o design intemporal que, há mais de 25 anos, se tornou a imagem da marca.
O resultado final é um conjunto de peças essenciais numa sala de estar como um cadeirão e um móvel de TV.
Mário Rocha destaca que “foi dada liberdade à IA para criar o design dos móveis, algo que representa um caráter inovador. Fomos ousados ao solicitar à IA que desenhasse um conjunto de peças de mobiliário. Não se tratou de ir buscar apenas inspiração a esta nova tecnologia. As criações propostas pela IA tiveram retoques de pormenor de forma a simplificar a sua passagem à fase de fabrico. São produtos de qualidade estética excelente e que conjugaram o uso de inteligência artificial e humana. A Antarte mostrou novamente ser uma marca que se coloca na vanguarda do setor do mobiliário Made in Portugal. No fim dos anos 90, apostamos na integração vertical, algo que representou uma revolução na cadeia de valor do setor. Alguns anos mais tarde, a marca posicionou-se como a referência em design intemporal, isto é, um design que conjuga elegância com funcionalidade e conforto, à semelhança do que já era feito pelas marcas de topo que ditavam as tendências em home decor nos mercados vanguardistas. Na última década, a Antarte fez uma aposta nos canais digitais de modo a criar uma experiência e uma relação diferenciada entre a marca e os consumidores. No primeiro semestre de 2024, inaugurámos o Antarte Museum, o primeiro museu na Europa dedicado à história do ofício da Marcenaria. Este espaço recebeu elogios de professores de países europeus que consideraram tratar-se de um Museu que faz todo o sentido ser integrado num roteiro Erasmus. Face a todos estes pioneirismos era imperativo que a Antarte assumisse a vanguarda no uso de uma tecnologia que está a causar disrupção na história da Humanidade.”