A Câmara Municipal de Porto de Mós e a Fábrica da Igreja Paroquial do Arrimal assinaram um contrato de comodato que irá possibilitar o restauro da antiga igreja do Arrimal.
Caberá ao município a recuperação deste património abandonado e degradado há dezenas de anos, segundo informa um comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.
Segundo o documento assinado no dia 13 de Junho, a autarquia assume as despesas inerentes às obras de conservação e restauro, que serão acompanhadas também pelo Departamento Diocesano do Património Cultural.
O projecto da obra será realizado pelo arquitecto local Paulo Durão.
Numa primeira fase, será limpo o espaço circundante do imóvel, avaliar a necessidade de contenção das estruturas e vedar a área.
“Pretende-se que a antiga igreja do Arrimal se transforme num centro de investigação hidrográfica, tendo em consideração a sua localização, perto das lagoas, e os trabalhos de pesquisa que decorrem por parte da comunidade científica no parque natural. O novo projeto contemplará, também, um espaço de promoção dos produtos endógenos e de artesanato.”