Os dois edifícios localizados na Rua Machado Santos, em Leiria, que em tempos estiveram afectos aos Serviços Florestais, vão ser integrados numa rede de casas de turismo da natureza. A informação é avançada ao JORNAL DE LEIRIA pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR).
Segundo a tutela, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), organismo ao qual estão afectos os imóveis, “decidiu alocar os dois edifícios ao programa de criação de uma rede de casas de turismo de natureza”. Trata-se, explica aquele Ministério, de “uma rede que será lançada este ano, constituindo uma das medidas do Governo para valorização do território”.
Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, chegou a ser equacionada a venda dos imóveis. No entanto, a tutela decidiu mantê-los sob a alçada do ICNF, “tendo em conta o interesse público da iniciativa e as missões e atribuições do próprio instituto”.
[LER_MAIS] Durante anos, os edifícios acolheram serviços relacionados com a Administração Florestal, sendo que um deles teve também utilização habitacional, servindo como residência de funcionários do Estado.
Em 2014, foram encerrados os serviços florestais existentes no local, deixando um dos edifícios devoluto. O outro manteve-se ocupado até 2016, data em que saíu a funcionária que ainda aí residia.
Nos últimos tempos, tem havido algumas “acções de vandalismo” sobre os imóveis. Esta situação já chegou ao conhecimento do ICNF, que, segundo informa o MAFDR, “procedeu ao reforço das medidas de segurança contra a intrusão”.