A Associação Portuguesa de Deficientes (APD) de Leiria é a grande vencedora da Taça de Portugal de Andebol em Cadeira de Rodas 4 (ACR4), após derrotar a APD Porto na final.
Segundo o site da Federação Portuguesa de Andebol, no jogo da final “não faltou emoção”.
A equipa de Leiria venceu o primeiro set por 6-8 e, no seguinte, o tempo terminou com o marcador empatado a cinco golos. Foi, por isso, necessário recorrer ao desempate por golo de ouro, no qual a equipa nortenha levou a melhor e marcou o 6-5, que fechou as contas do set 2. Com a igualdade, o jogo prosseguiu para o set 3, no qual a APD Leiria venceu por 2-4 e festejou a conquista do troféu.
A Final Four da Taça de Portugal de ACR4 decorreu no sábado, na freguesia de Paião, concelho da Figueira da Foz.
Joaquim Escada, coordenador do Andebol4ALL, citado no site, realçou a evolução desta vertente do andebol e o sucesso do evento. “Foi uma grande jornada. O ACR4 torna o jogo mais rápido apelativo para quem assiste, como a bola não vai ao meio campo após um golo, o jogo desenrola-se de uma forma mais fluída. O facto de haver apenas quatro atletas em campo, de cada equipa, mesmo com o guarda-redes a participar no ataque, faz com que o espectáculo seja maior e a final deste torneio foi espectacular, tal como todos os jogos, mas o derradeiro jogo reflectiu em pleno a evolução desta vertente do andebol em Portugal”, adiantou.