Já está aprovado o projecto de requalificação do edifício existente junto à ponte Hintze Ribeiro, no Jardim da Vala Real, em Leiria, que será convertido em hotel. Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou junto dos promotores, que para há não querem ser identificados, a intervenção contempla a criação de uma unidade de “luxo”, com 15 suites e de “vocação marcadamente urbana”.
As obras deverão arrancar durante o primeiro trimestre do próximo ano, prevendo-se um prazo de execução de dez meses. De acordo com os promotores, a reabilitação do edifício seguirá “o projecto arquitectónico original de 1915”.
“Conseguimos, através de pesquisa nos arquivos distritais e com recurso a fotografias de época, obter os desenhos dos alçados, muito marcados pelo estilo Art Nouveau”, revelam, adiantando que “o que hoje se vê no Jardim da Vala Real será substancialmente diferente, retomando o projecto original”.
Essa mudança “resultará da intervenção de reabilitação, convertendo o edifício num imóvel elegante e que marcará a paisagem daquela zona”.
[LER_MAIS] Contando já com aprovação da Câmara de Leiria e do Turismo de Portugal, o projecto prevê a criação de uma unidade hoteleira com 15 suites que, segundo os promotores, “se diferenciará claramente da oferta hoteleira existente na cidade e na região”. Disporá de “serviços típicos de um hotel de luxo”, com restaurante, bar e esplanada e um espaço para eventos culturais e exposições temporárias de arte.
Os promotores frisam ainda que, com este investimento, cujo valor não indicam, pretendem contribuir para a reconversão de “um edifício emblemático da cidade e devolver-lhe o esplendor que outrora teve”.
Explicam também que avançaram com o projecto devido “à carência na cidade e na região de uma unidade hoteleira urbana, marcadamente direccionada para o segmento alto e empresarial, capaz de oferecer” aos seus clientes “uma experiência de alojamento diferenciadora e que sirva de âncora para conhecer a cidade, bem como os inúmeros pontos de interesse turístico que se encontram a pouca distância” de Leiria.