No Maka é o projecto dos músicos e produtores Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho, que assinam a música e letra com Ana Maria Ramos, Mara Cortez, Rafael Martins e Marcelo Garrido.
“Aceitar”, de No Maka FT. Ana Maria, em que a artista de Leiria surge também como intérprete, faz parte do alinhamento da segunda semifinal do Festival da Canção, agendada para 2 de Março.
Além dos No Maka, concorrem na edição de 2024 os autores Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, FILIPA, Huca, João Borsch, João Couto, LEFT., Leo Middea, Maria João, MELA, Mila Dores, Nena, NOBLE, Perpétua, Rita Onofre, Rita Rocha, Silk Nobre e ainda iolanda, cantora e compositora com raízes no concelho de Pombal, com o tema “Grito”.
Leia também: “Ana Maria tem 17 anos, 38 mil seguidores no Tik Tok e uma nova canção: “Respirar””
Com 10 anos, Ana Maria entrou no Orfeão de Leiria para aprender guitarra clássica e manteve-se no conservatório até ao quinto grau. Também estudou, desde os 14 anos, na Rockschool Leiria, em aulas de canto e guitarra. Entretanto, ingressou no curso de instrumentista de jazz, vertente de canto, no Conservatório de Música de Coimbra.
As semifinais estão marcadas para os dias 24 de Fevereiro e 2 de Março e a final acontece no dia 9 de Março.
O Festival da Canção 2024 será transmitido ao vivo na RTP1.
Cada semifinal terá dez canções, sendo que cinco delas garantirão o seu lugar na final através de uma combinação de votos: 50% do júri profissional e 50% dos votos do público.
Após a divulgação dos cinco finalistas iniciais, o poder de voto regressa inteiramente ao público e os espectadores terão a oportunidade de salvar um sexto concorrente.
Contas feitas, 12 canções vão lutar na final por representar Portugal no Festival da Eurovisão.