As obras no Castelo tiveram início em Junho de 2019. No total, a intervenção rondou 3,8 milhões de euros.
Estas são as primeiras imagens captadas esta manhã pelo repórter fotográfico do JORNAL DE LEIRIA, Ricardo Graça, durante uma visita com jornalistas promovida pelo Município.
A verba investida contempla a instalação de dois acessos mecânicos ao monumento, a cobertura da Igreja da Pena e a intervenção no núcleo muralhado, com a criação de um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 200 pessoas e de cafetaria e a definição de percursos de forma a facilitar a circulação dentro do monumento.
Com este conjunto de obras, a Câmara pretende tornar o castelo “mais acessível e inclusivo”, promovendo, em simultâneo, a preservação do monumento e a criação de novas funcionalidades.
Após a conclusão destas duas empreitadas – Castelo e acessos mecânicos – a Câmara irá avançar com a requalificação do Largo da Igreja de São Pedro, templo este também recentemente requalificado.
Em baixo, vista para a cidade e acesso principal depois de um longo período de encerramento do Castelo ao público.
A intervenção no Castelo de Leiria foi aproveitada para a realização de novos estudos sobre a ocupação do morro por várias populações, ao longo dos tempos.