A Associação Humanitária “Os Amigos de Colmeias” recebeu o prémio BPI “la Caixa” Seniores 2019 pelo projecto Sempre presentes: foca-te e vive, no valor de 16.200 euros, cujo objectivo é instalar um sistema de tele-assistência e implementar um programa de estimulação cognitiva e sensorial recorrendo a tecnologias inovadoras.
Segundo explica Pedro Sousa, director de serviços da associação, este serviço passa por instalar no domicílio de cada utente um sistema de socorro, que permite que o utente quando se encontre em situação de solidão, isolamento ou numa situação de urgência/ emergência accione o botão SOS, que irá realizar uma chamada para um ou vários números prédefinidos, desencadeando uma intervenção imediata.
O número
16.200
ao projecto Sempre presentes:
foca-te e vive, apresentado pela
Associação Humanitária “Os
Amigos de Colmeias”. O
objectivo é instalar um sistema
de tele-assistência e
implementar um programa de
estimulação cognitiva e
sensorial recorrendo a
tecnologias inovadoras
O sistema de tele-assistência é composto por uma pulseira sem fios que é colocada no pulso do utente, tendo incorporado um medidor de temperatura, tensão arterial e batimento cardíaco que após avaliação envia um SMS para a instituição ou família com o resultado da avaliação. Tem ainda incorporado vários alarmes para relembrar o utente de tomar a sua medicação, beber água, fazer uma caminhada, de consultas médicas etc.
Permite registar as ausências do utente do domicílio, as tomas da medicação e das refeições sendo enviado um SMS com essa informação para a instituição ou família.
“As actividades de estimulação cognitiva e sensorial terão a duração de 12 meses consecutivos, proporcionando 48 sessões de estimulação cognitiva e sensorial por utente, utilizando o robot terapêutico Nuca”, acrescenta.
Estas actividades serão realizadas no domicílio do utente, sendo adaptadas às necessidades de cada um com base num diagnóstico social previamente elaborado pelos técnicos. O robot terapêutico da Adele Robots ajuda o utente com demências, perturbações cognitivas, no tratamento de ansiedade e ajuda a combater a solidão e isolamento social. Emite sons em jeito de resposta, reage aos movimentos que se adaptam ao comportamento do idoso, reage ao toque, abre e fecha os olhos, explica ainda Pedro Sousa.