A auto-referenciação para as urgências dos hospitais de Alcobaça, Leiria e Pombal vai terminar. Qualquer doente que chegue, a partir de amanhã, a um dos serviços urgentes hospitalares da Unidade Local da Região de Leiria (ULSRL) será aconselhado a ligar para a Linha Saúde 24 (800 24 24 24). Se o seu caso não for urgente, o utente tem garantido um atendimento nos cuidados de saúde primários no próprio dia ou no dia seguinte, independentemente de ter médico de família ou não.
Lançado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), projecto “Ligue Antes, Salve Vidas”, entra em funcionamento na região de Leiria a partir desta terça-feira. O objectivo é tornar as urgências mais eficientes, garantindo a melhoria da qualidade na prestação de cuidados.
A redução das situações de excesso de procura das urgências hospitalares irá permitir aos profissionais de saúde dedicarem mais tempo a quem realmente necessidade de um atendimento urgente e emergente, contribuindo ainda para a diminuição dos tempos de espera.
O presidente do conselho de administração da ULSRL, Licínio de Carvalho, adiantou que em 2023, o SNS registou 6,3 milhões de episódios de urgência. Portugal ocupa o segundo lugar entre os países da OCDE que mais urgências tem. “O objectivo é diminuir em média 100 atendimentos por dia”, apontou Licínio de Carvalho.
A entrada nas urgências passa agora a funcionar sob referenciação da Linha Saúde 24, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), cuidados de saúde primários, profissionais médicos ou instituições de saúde pública e privada.
Os doentes em cadeiras de rodas e em macas também terão atendimento privilegiado.
Nos próximos seis dias estão disponíveis 500 vagas nos cuidados de saúde primários, nomeadamente através de atendimentos dos médicos afectos à Bata Branca. “Teremos 80 a 100 vagas por dia”, assegurou Alexandra Borges, vogal executiva da ULSRL.
A partir do dia 12 de Dezembro, todas as unidades de saúde da região de Leiria disponibilizarão vagas, assegura Denise Velho, directora clínica dos cuidados de saúde primários da ULSRL.
Será ainda disponibilizado um número de telefone de dois médicos internistas, que esclarecerão quaisquer dúvidas que possam surgir dos colegas de medicina geral e familiar, assim como haverá uma consultadoria telefónica com várias especialidades.
Além da linha Saúde 24 e da Linha SOS Grávida, o Governo lançou também a linha SNS Criança, que terá enfermeiros especialistas em pediatria a triar os sintomas de crianças, para que também possam ser encaminhadas para aquele que será o melhor cuidado.
“A mensagem é: se tem um problema de saúde ligue antes.”