O atraso no recebimento de facturas de água estão a motivar dezenas de reclamações junto dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS). As queixas provêm de clientes que receberam a carta com as referências de multibanco já com o prazo de pagamento ultrapassado, obrigando os consumidores a deslocarem- se à Loja do Cidadão para procederem à sua liquidação.
No caso de Pedro S. houve mesmo lugar ao corte no abastecimento. O munícipe conta que recebeu uma primeira factura fora de prazo, mas como sabe que os SMAS enviam, no mês seguinte, duas referências para pagamento, esperou pela próxima carta para regularizar a situação.
O problema é que essa factura chegou “dez dias depois do prazo limite” e acabou mesmo por ver o serviço interrompido. “O problema estará nos Correios, mas quem paga são os consumidores”, queixa-se.
Ao JORNAL DE LEIRIA, os SMAS revelam que, só este ano, já registaram 117 reclamações motivadas pelo recebimento de facturas com atraso, com os clientes a serem forçados a deslocaram-se presencialmente ao balcão existente na Loja do Cidadão. O caso “já foi transmitido ao fornecedor do serviço”, ou seja, CTT.
Este organismo esclarece ainda que “o não pagamento de uma factura não leva de imediato à interrupção do abastecimento”. Nesse caso, a factura seguinte inclui “duas referências multibanco”, uma apenas do valor da factura dentro do prazo e a outra com o somatório das duas.
“Posteriormente é enviado o aviso de corte, com registo, e voltam a ser fornecidas referências para pagamento da factura em dívida, antes da efectivação do corte”, informam os SMAS. No caso de Pedro S., este procedimento não terá sido cumprido, o que motivou uma reclamação à entidade reguladora.