Há seis meses no Palácio da Justiça em Leiria, pelo Balcão + já passaram 10.861 cidadãos. Pelo menos, este é o número de senhas que foram emitidas pela máquina digital que permite seleccionar os assuntos que levam os utentes ao tribunal.
Este novo serviço instalado em Março deste ano, está também disponível no Tribunal Judicial da Comarca, no antigo Liceu de Leiria, e nos tribunais de Caldas da Rainha e Pombal.
Desde a sua instalação, o Balcão+ facilitou a vida aos cidadãos, que agora podem resolver a maioria das situações num único espaço, sem andarem “perdidos” pelos corredores dos tribunais ou ‘obrigados’ a ir a outro juízo.
Os tempos de espera e de permanência no tribunal diminuiu e aumentou a resolução de temas vários num só local.
O Balcão+ é um processo de simplificação, [LER_MAIS] onde estão concentrados os vários serviços judiciais até então dispersos pelo tribunal.
Esta medida veio proporcionar um “melhor serviço ao cidadão, minimizando percursos internos no edifício e nunca descurando a qualidade e plenitude da resposta dada e conferindo maior tranquilidade aos ambientes de trabalho das secretarias”, constata fonte da secretaria de Estado da Justiça.
António Nolasco Gonçalves, administrador judiciário da Comarca de Leiria, reforça a informação: “Não conseguimos quantificar a eficácia, mas do ponto de vista dos serviços aos cidadãos trouxe vantagens, pois já não precisam ir a mais nenhum local para resolver o assunto que os levou ao Balcão +”.
Neste espaço, situado no hall dos tribunais, o cidadão acede ao serviço que pretende. “Se for a uma audiência ou julgamento, faz o check in e o funcionário fica logo a saber quem está presente. Quando for a hora de entrar na sala, um monitor anuncia que chegou a sua vez”, concretiza António Nolasco Gonçalves.
O serviço traz também melhorias ao funcionamento do tribunal, contribuindo para uma alocação optimizada de recursos. Ou seja, quando não está a atender cidadãos, o funcionário pode aceder aos seus processos e dar despacho.
Por outro lado, o ambiente de trabalho nas secretarias torna-se mais tranquilo e o procedimento de chamada e de comprovativo de presença fica mais agilizado.
Maior eficácia e menos pendências
Nas secretarias dos tribunais está a ser implementado um trabalho contínuo de levantamento de procedimentos, de fluxos de informação, visando a simplificação, e a eliminação de tarefas e actos redundantes ou inúteis, permitindo que os oficiais de justiça se possam dedicar a tarefas de maior valor acrescentado e, assim, juntamente com os magistrados, trabalhar no sentido da redução das pendências, refere fonte da secretaria de Estado da Justiça.
Através do método Kaizen, foram analisadas e concebidas soluções que visam uma maior agilização da execução de algumas tarefas, tendo sido identificadas inúmeras oportunidades de simplificação e de melhoria de procedimentos, quer do ponto de vista tecnológico quer, em especial, do ponto de vista de comportamentos e acções. Como forma de exemplo, a tutela refere a introdução do conceito do economato partilhado, que pode diminuir os gastos em menos 300 euros por mês.