Durante o ano passado, as instituições bancárias com presença no distrito de Leiria fecharam um total de 25 balcões, fazendo assim descer para 234 o número de espaços em funcionamento. Eram 259 no final de 2015.
Os últimos dados da Associação Portuguesa de Bancos (APB) revelam que o concelho onde mais agências fecharam foi Pombal, que viu encerrar sete espaços, o que fez reduzir para 32 o seu total. Encerram balcões o Banco BIC, o BPI, o Millennium BCP, o Montepio, a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o Santander Totta.
Em Leiria, o concelho do distrito onde há mais agências, fecharam cinco, o que fez reduzir para 62 o número de espaços que estavam a funcionar no final do ano passado. BPI, Montepio, Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Santander foram os bancos que encerraram agências.
[LER_MAIS] Praticamente todos os concelhos viram fechar balcões: Alcobaça perdeu quatro durante o ano passado, Alvaiázere, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós dois, Castanheira de Pera e Peniche perderam um. As excepções são Ansião, Batalha, Bombarral, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Nazaré e Pedrógão Grande, onde não fechou qualquer balcão.
Analisando o número de espaços detidos por cada instituição, concluiu-se são as Caixas Agrícolas (os dados da associação referem-se apenas às que integram o Sistema Integrado de Crédito Agrícola, onde não está, por exemplo, a Caixa de Leiria, que também actua na Marinha Grande) que mais presença têm no distrito, com um total de 50 balcões, não tendo fechado nenhum no ano passado. Seguem- se o Millennium BCP (32) e a Caixa Geral de Depósitos (30).