Ricardo Vicente, 35 anos, com pósgraduação em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável e mestrado e licenciatura em engenharia agronómica, é o cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda (BE) por Leiria às eleições legislativas, que se disputam a 6 de Outubro.
Na apresentação oficial do candidato, o deputado Heitor de Sousa revelou que a lista escolhida tem como objectivo “reforçar a votação do BE no distrito de Leiria”.
“Queremos superar a última votação e, se possível, ter um reforço da representação política do distrito na Assembleia da República”. Heitor de Sousa salientou, contudo, que “independentemente eleger mais um deputado” se obtiverem mais votos terão “mais força política”.
“Ricardo Vicente é o melhor porta-voz desta política de defesa do ambiente e alterações climáticas, principais matrizes do programa eleitoral do BE”, acrescentou, revelando que Manuel Azenha volta a ser o número dois da lista, seguido de Telma Ferreira, Manuela Pereira e Andrzej Kowalski.
O cabeça-de-lista destacou que o programa eleitoral “tem como ponto de partida uma necessidade de emergência climática”.
“Basta olhar para o distrito de Leiria” para perceber que “são múltiplas as áreas em que a actividade económica e a desregulação do funcionamento da sociedade tem causado imensos danos”.
“A Lagoa de Óbidos está soterrada e rodeada [LER_MAIS] de actividades económicas desrespeitadoras do ambiente, com práticas agrícolas em seu redor que promovem o seu assoreamento. O rio Lis está poluído e evidencia a falta de respeito que diversas indústrias agropecuárias, mas não só, têm para com os cidadãos. As matas nacionais foram chacinadas por falta de gestão e de capacidade de intervenção”, salientou.
Ricardo Vicente defendeu ainda a retirada dos transportes individuais do centro da cidade e a aposta nos transportes públicos colectivos, assim como um plano ferroviário nacional para “garantir a mobilidade e coesão territorial”.
“É imprescindível que a linha do Oeste seja requalificada e electrificada na sua íntegra. O BE não abandonará essa batalha.”
“O programa eleitoral do BE responde às necessidades da nossa população local e aos problemas que todos encontramos diariamente na rua. Ainda será feito o manifesto mais concreto sobre o distrito.”