A cerimónia da primeira edição dos Prémios Património.pt acontece no sábado, 16 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Com início às 19 horas, o evento faz parte da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, que este ano se foca no tema Jovens e Património.
A programação da bienal está a decorrer desde Junho em formato híbrido (online e presencial) nos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande e Pedrógão Grande, que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, entidade que, em 2021, é co-promotora da AR&PA, que chega agora a Leiria com propostas específicas para os dias 14 a 17 de Outubro.
A cerimónia inaugural da AR&PA em Leiria realizou quinta-feira com a presença de representantes da CIM Região de Leiria, da Junta de Castela e Leão, da Fundação Millennium bcp, do Turismo de Portugal, da AICEP – Portugal Global e da Direcção-Geral do Património Cultural.
Até domingo, as sugestões incluem actividades de educação patrimonial para famílias, crianças e jovens, vídeos, seminários técnicos, conversas, oficinas intergeracionais de artes e ofícios, roteiros temáticos pelo património em skate e BMX e palestras relacionadas com a arqueologia, em espaços como o Mercado de Santana e o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia.
A exposição de fotografia Instaheritage, patente na Bilbioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, também faz parte da programação da AR&PA, uma bienal que pretende ser ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições e é organizada pela Spira – Revitalização Patrimonial, em parceria com o Governo português, entre outras entidades.