O papa Francisco fez saber hoje que vai nomear 14 novos cardeais a 29 de Junho, entre os quais o bispo português de Leiria-Fátima, António Marto.
Em declarações à Ecclesia, Vítor Coutinho, vice-reitor do santuário de Fátima e colaborador de D. António Marto, considerou que a decisão mostra “reconhecimento” pelo trabalho desenvolvido na diocese e no santuário e é uma “grande honra” para a Diocese. de Leiria-Fátima.
Com a nomeação, António Augusto dos Santos Marto torna-se o quinto cardeal português nomeado no século XXI e o segundo no actual pontificado, juntando-se no Colégio Cardinalício a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente.
O bispo de Leiria-Fátima nasceu a 5 de Maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves. Estudou nos Seminários de Vila Real e do Porto, sendo ordenado padre em Roma em 1971, como presbítero da Diocese de Vila Real.
Leia o comunicado do Papa Francisco
"Tenho a alegria de anunciar que no dia 29 de Junho, haverá um consistório para a nomeação de 14 novos Cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. A integração dos novos Cardeais na diocese de Roma manifesta ainda a inseparável ligação entre a sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo.
Eis os nomes dos novos cardeais:
…
7. D. António dos Santos Marto – Bispo de Leiria-Fátima
…
Rezemos pelos novos Cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, Sumo Sacerdote misericordioso e fiel (cf Hb 2,17), me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o Santo Povo fiel de Deus"
(Regina Coeli, 20 de Maio de 2018).