“Saborear alguns dos melhores vinhos que são produzidos nas diversas regiões vitivinícolas do País e deliciar-se com as mais diversas iguarias que têm por base a rainha da fruticultura portuguesa” são as propostas do Bombarral para cinco dias de festa.
De 10 a 15 de Agosto, na Mata Municipal, o 37.º Festival do Vinho Português e a 27.ª Feira Nacional da Pêra Rocha vão promover “os dois principais sectores económicos do concelho”.
O programa conta com concertos da Banda Xeques Orquestra (no dia 10), David Antunes (11), Plutónio (12), André Sardet (13), Ana bacalhau (14) e Os Azeitonas (15), para além da Wine and Pear Party (13) e a actuação de vários grupos de música tradicional.
Em nota de imprensa, o município assegura que a festa terá a habitual “diversificada oferta gastronómica”, “tasquinhas asseguradas por várias associações” e o “‘Espaço Gourmet’ onde diariamente vários chefes de cozinha irão confecionar ao vivo diversos pratos que promovem a junção entre o vinho e a Pera Rocha”.
“Referência ainda para o ‘Espaço Pêra’, onde os visitantes vão poder conhecer o sector que se dedica à produção da rainha da fruticultura portuguesa e onde será instalado o ‘Palco Melro’, pelo qual irão igualmente passar vários momentos de animação”, acrescenta a nota.
Num certame especialmente dedicado a famílias, haverá também um espaço dedicado aos mais pequenos “onde poderão desfrutar de diversas actividades lúdicas, jogos, pinturas faciais, entre muitas outras”.
O Festival do Vinho Português é o certame vitivinícola mais antigo do país, tendo sido criado nos anos 60, com denominação de 1.º Festival-Exposição do Vinho Português.
Já a Feira Nacional da Pêra Rocha, organizada desde o ano de 1996, foi criada com o objectivo de promover rainha da fruticultura portuguesa, mas também os produtos agrícolas frescos em geral.