Memórias de uma Casa Vazia, de Bruno Carnide, realizador de Leiria, venceu o prémio de melhor curta-metragem nacional na oitava edição do Planos Film Fest, em Tomar.
Com estreia mundial em 2023, no Tirana International Film Festival, na Albânia, onde recebeu uma menção honrosa, o filme conta já com vários prémios, incluindo, em Julho, o prémio do júri para melhor filme no décimo Cisterna Film Festival, em Itália.
No centro de Memórias de uma Casa Vazia estão as cartas de amor de uma mulher a um passado perdido no limiar do esquecimento.
“1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha”, pode ler-se na sinopse.
No Planos, The Companions arrecadou o prémio para melhor curta internacional e Cycle o de melhor argumento.
Já o prémio do público (e também o de melhor direcção de arte) foi atribuído a O Procedimento e o de melhor realização a Última Hora enquanto Ruído da Pele ganhou a categoria de melhor direcção de fotografia e Things Unheard Of a de melhor montagem.
O festival de Tomar entregou os prémios de melhor música original a Canto e o de melhor sonoplastia a Sincopat.
Brendán Dunlea foi distinguido com o troféu de melhor actor e Lisa Milet conquistou o de melhor actriz.