A operar em Leiria desde o final do último semestre do ano passado, a BYD está presente na região pela mão do concessionário Lizauto e já conseguiu assegurar fatia de mercado.
Segundo a análise do administrador da Lizauto, Carlos Santos, a marca está a ser “muito procurada”, sendo “um sucesso de vendas”, em especial no segmento dos eléctricos.
A marca, fundada em 1995, actualmente, é o maior fabricante chinês de automóveis eléctricos, embora também produza híbridos.
Para o último semestre deste ano, a BYD tem preparadas várias novidades, entre elas, novas versões do modelo Seal, cuja gama foi reforçada com os novos Seal U e Seal U DM-i PHEV (uma versão híbrida), criadas a partir do design premiado com o título de Carro do Ano, utilizado no sedã que lhes dá o nome.
Segundo a marca, a autonomia é de 690 – 570 quilómetros, em ciclo WLTP, ou seja em valores urbanos e combinados.
A Lizauto disponibiliza ainda, entre a sua oferta, os modelos BYD Atto 3 (SUV), com 565 – 420 quilómetros de autonomia, o BYD Dolphin (Ocean Aesthethics), com autonomia de 565 – 427 quilómetros, o BYD Tang (sete lugares), com 528 – 400 quilómetros de autonomia, o BYD Han (coeficiente de resistência aerodinâmica ultrabaixo de Cd 0,23), com 662 – 521 quilómetros de autonomia e o BYD Seal, com 690 – 570 quilómetros de autonomia.
Os valores apresentados são sempre em ciclo WLTP (urbano-combinado).
A BYD, que marca presença, ao nível do mercado dos automóveis ligeiros no mercado nacional com sete modelos, está igualmente a comercializar o furgão comercial eléctrico ETP 3, que apresenta um volume de bagageira de 3,5 metros cúbicos e capacidade de carga completa em 60 minutos (carregamento rápido DC 50 kW), através da utilização de uma Blade Battery, de 44,9 kWh.
A autonomia total é de 275 quilómetros em ciclo urbano e 233 quilómetros em ciclo combinado.
A potência máxima é de 134 CV/100 kW.
Estas apostas, acredita o empresário Carlos Santos, permitirão à Lizauto conquistar mais mercado e novos públicos no distrito de Leiria e região envolvente.