A Caiado, distribuidora de material eléctrico sediada em Leiria, está a celebrar meio século de existência.
Para marcar a data, assinalada no dia 11 de Março, a empresa apostou no rebranding do logótipo e no novo slogan: “onde há energia”.
A tradição e a confiança assentes num modelo de empresa que, apesar dos seus quatro mil clientes, a maioria constituída por instaladores, indústrias, quadristas e fabricantes de máquinas, conta com uma forte dimensão familiar.
Aliás, essa sempre foi a sua imagem de marca nos últimos 50 anos, porém, os desafios que a tecnologia está a trazer aos tecidos da sociedade e da economia precisam de ser encarados.
Segundo a administradora, Ana Paula Caiado, “a evolução digital deu um grande salto com a pandemia e nós queremos destacar-nos no mercado”.
A responsável sublinha que o futuro passa por criar soluções online.
“Embora, para nós, continue a ser muito importante o contacto directo e a proximidade com os clientes”, sublinha.
Está igualmente a ser feita uma forte aposta na formação e nas infra-estruturas.
Por exemplo, a área logística da Caiado foi alargada, bem como a gama de produtos oferecida ao público, que reflecte o passar dos tempos e as novas necessidades.
“Neste momento, há casas conectadas, edifícios e fábricas que podem ser controlados e monitorizados com o telemóvel. Não esquecendo a mobilidade eléctrica.”
Com as Indústrias 4.0 e 5.0, a actividade da empresa também passou a acarretar um maior peso digital.
“Os técnicos querem saber o real consumo de energia, se há avarias, e querem fazê-lo no telemóvel ou computador”, explica Ana Paula Caiado.
A Caiado, cuja facturação em 2023 foi de 27 milhões de euros, emprega 94 pessoas distribuídas pelas instalações de Alcanena, Alcobaça, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Marinha Grande, Ourém e Pombal.
É PME Líder desde 1997 e recebeu por várias vezes o galardão PME Excelência.
Três irmãos e uma bicicleta
“O meu pai, natural da Batalha, quando começou a trabalhar em Leiria, vinha de bicicleta com os dois irmãos, mas havia só uma bicicleta e eles iam revezando-se a pedalar”, conta Ana Paula Caiado.
A história faz parte da identidade da empresa e a bicicleta está exposta nas instalações da Caiado.
A 11 de Março de 1974, Carlos Caiado criou uma empresa de instalações eléctricas e, passado algum tempo, começou a vender materiais a outros instaladores e ao público, numa loja na rua Comandante João Belo, em Leiria.
A Caiado cresceu, investiu, expandiu a actividade e tornou-se uma referência na região, porém, o fundador faleceu com apenas 62 anos e os seus dois filhos ficaram à frente da empresa.
Em 1999, deixaram o ramo das instalações eléctricas, pois sentiam que estavam a fazer concorrência aos clientes.
Há cinco anos, Ana Paula Caiado assumiu sozinha a administração da empresa e uma das suas filhas, Inês Caiado Gaspar, juntou-se à mãe para continuar o sonho do seu avô.