A pequena aldeia da Granja, situada na Serra de Sicó, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, prepara-se para receber um novo projecto de alojamento turístico, que deverá estar concluído ainda este ano.
Esta é a intenção de Rui Rua, técnico de turismo e membro da empresa Panoramas e Circuitos, que está a desenvolver o projecto Casas de Calcário de Sicó, aproveitando precisamente uma das características que melhor identificam aquela região: a tradicional construção em pedra calcária.
De acordo com Rui Rua, em marcha está já o processo de classificação de duas habitações com designação de turismo rural, bem como de outras duas, para obtenção de classificação de alojamento local. O conjunto das quatro habitações, de tipologias diversificadas, já existe no local, mas os imóveis carecem de intervenções no sentido de reforçar o seu conforto, refere o promotor.
Uma vez que todas as casas estão próximas entre si, serão espaços aprazíveis para juntar várias famílias ou grupos de amigos, que apreciem turismo numa zona calma, em contacto com a natureza, explica Rui Rua.
O técnico de turismo salienta que a zona já é muito procurada por turistas, sobretudo no Verão, [LER_MAIS]muitos deles estrangeiros, que valorizam a proximidade das praias fluviais e de pontos favoráveis à escalada.
O projecto implica um investimento de cerca de 90 mil euros, comparticipado a 60% por apoios comunitários, explica Rui Rua.
Com a abertura das Casas de Calcário de Sicó serão criados de imediato dois postos de emprego. Mas o objectivo, adianta o técnico de turismo, é aumentar o número de colaboradores envolvidos no conjunto de actividades de animação que a empresa irá desenvolver. O objectivo é ainda estender o projecto de alojamento a mais casas de outras aldeias próximas, onde o calcário permaneça como elemento identitário.