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Num filme onde o tempo é o principal protagonista, o designer Paulo Fuentez associou-se à campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.
O criativo coloca-nos perante o desafio de reservar 54 segundos, para uma reflexão sobre a igualdade de género e a violência.
Esta campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54′ e parte das conclusões de um estudo que revela que “54 minutos” é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
Designer gráfico desde 2001, Paulo Fuentez vive e trabalha em Leiria.
Em 2003, fundou o atelier Maçã Mecânica, com o qual assina uma grande variedade de trabalhos na área da comunicação visual, desde a música, ao teatro, passando pelo design institucional.
Em 2007, viu o seu trabalho reconhecido no EULDA, the European Logo Design Annual, concurso apoiado pela ICOGRADA e a AIGA.
Com trabalho na colecção contemporânea do arquivo de Les Silos, Maison du Livre et de l’Affiche — Chaumont – França, e publicado em editoras como a Rockport Publishers – Estados Unidos e Eulda Books Slr – Itália.
Actualmente encontra-se a terminar a Licenciatura em Marketing na Escola Superior Tecnologia e Gestão do IPLeiria e colabora em vários projectos com expressão nacional e internacional.
“O 54′ tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.