Clique em cima na imagem para ver o vídeo
Tomé Simão Dionísio dá, hoje, vida ao projecto 54′ – cinquenta e quatro minutos, promovido pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, campanha de sensibilização contra a violência doméstica, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou.
A iniciativa 54′ parte das conclusões de um estudo que revela que “54 minutos” é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
“O 54′ tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.
Em 2007, ingressou no curso de Animação e Interpretação Circense na EPAOE – Chapitô, em Lisboa, onde desenvolveu competências em acrobacia aérea, malabarismo e interpretação.
Em 2010 estagiou e colaborou profissionalmente com o Útero, companhia de teatro dirigida por Miguel Moreira, onde começou a desenvolver a sua consciência artística com foco na performance artística.
Da sua criação artística destacam-se as performances 3.44 – A joke around John Cage, This is not a concert, and i’m not a musician e O outro lado da linha, Conferência de um homem só.
Tem desenvolvido oficinas de teatro e interpretação para crianças, jovens e famílias, em parceria com algumas instituições e a título individual.
Em 2020, concluiu a licenciatura em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.