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Carolina Sepúlveda criou, para a campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, um vídeo de 54 segundos onde afirma a mulher como ser autónomo, que deve ser respeitado, que não deve ser alvo de violência ou de ideias arcaicas de posse e hierarquia de um género perante o outro.
Esta campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54′ e parte das conclusões de um estudo que revela que “54 minutos” é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
Carolina Sepúlveda de nome, 25 anos de idade, e fotografia de paixão.
Desde pequena sempre foi muito curiosa e a curiosidade é algo importante na vida. Os seus pais deram-lhe a primeira câmara aos 12 anos, comprada no Lidl, tinha 1.3 Mpx’s.
Aos 15 anos, deram-lhe uma Canon 1100 D e a coisa ficou séria.
Seguiu à descoberta de corpos e de beleza, até que em 2015 foi estudar fotografia na ETIC, em Lisboa. “Pouco antes de se mudar tinha descoberto uma nova paixão (publicações, fanzines) e isso veio dar asas à minha imaginação.” Já expôs num castelo e em clubes recreativos, a maioria independentes, mas sempre com um propósito comum: de se expandir, de se testar, compreendendo o impacto do seu trabalho no espectador.
Em 2018, saiu de Lisboa, e começou a caminhar mais para Norte, até que, em 2019, experimentou o Porto. Finalmente em setembro desse ano foi viver para Manchester.
Desde então lançou 6 fanzines, fez uma exposição, e tem trabalhado com bandas musicais.
Neste momento, encontra-se a preparar o que virá a ser uma nova exposição em 2021.
“O 54′ tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.