Clique em cima na imagem para ver o vídeo
Artista plástica lembra a divisão de tarefas entre o casal como forma de promover a igualdade de género em mais um vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, promovida pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.
Em 54 segundos, podem ver-se quatro mãos, que juntas trabalham em equipa nas tarefas domésticas.
A campanha de sensibilização, a que o JORNAL DE LEIRIA também se aliou, dá pelo nome de 54′ e parte das conclusões de um estudo que revela que “54 minutos” é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
Sónia Santos, vieirense, nasceu a 1 de junho de 1977.
Artista plástica, licenciada em Artes Plásticas pela ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, em 2004.
Nesse mesmo ano, expõe colectivamente na ESAD’04, Caldas da Rainha e no LABOR 04, galeria Fernando Santos, Porto.
Em 2005 concorre ao programa “Leonardo Da Vinci”, da União Europeia e vai para Hamburg, Alemanha onde colabora com vários artistas, entre eles o artista Peter Fricke, estando em cooperação em vários projectos de arte, onde participa expondo em Kubus, Markt-und Kultuverein.
No ano 2006 é com a colectiva “tu só tu, puro amor, com força crua…” (nos 650 anos da morte de Inês de Castro), que expõe na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, ainda no mesmo ano expõe também coletivamente com Peter Fricke em CCEN, Sines com “Movimento”.
Em 2008 é convidada a expor no Centre Auguste-Dobel, RATP em Paris, França.
Em 2012 participa na II EXPOSICIÓN INTERNACIONAL PICASSIANA, em Málaga, Espanha.
Continuando sempre no caminho das artes, em 2012 abre a Galeria CASCO na cidade da Marinha Grande, inaugura com o artista tatuador Orlando Esperto, projecto importante de intercâmbio com vários artistas e é dentro desse âmbito que em 2013 expõe no Sindicato dos Arquitetos no estado de São Paulo e em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.
Em 2014 expõe na II Esposizione Internazionale d?Arte Contemporanea, GENOVA CONTEMPORANEA 2015.
Continua a expor em cidades como Leiria, Coimbra, Sines, Figueira da Foz, Marinha Grande.
“O 54′ tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.