A campanha nacional #NãoSouDeFerro, que está na estrada entre os dias 2 e 7 de Novembro, está estacionada em Leiria.
Quem parar na área de serviço da auto-estrada 1 (A1) no sentido Norte-Sul, em Leiria, vai encontrar os militares da GNR, automóveis e motorizadas antigas e recentes, como forma de chamar condutores para o espaço e serem sensibilizados para travar o aumento dos acidentes na estrada.
“A campanha visa essencialmente informar, alertar e sensibilizar os condutores de veículos a motor de duas rodas, dos principais cuidados e regras que devem obedecer, quando estão no acto de condução do seu motociclo ou ciclomotor”, adianta Sérgio Junqueira, comandante do Destacamento do Trânsito da GNR de Leiria em regime de suplência.
Esta iniciativa aproveitou a realização do Grande Prémio Moto GP Portugal, que se realiza no fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve, contando com a deslocação de centenas de condutores em motos ou em automóveis, por se deslocarem em família, para assistir à prova, explica o militar.
Nesse sentido, a campanha dirige-se também aos automobilistas, no sentido de lhes serem dados “cuidados e regras a ter no acto da condução, mas também qual é que deve ser a relação deles com os motociclistas para que o ambiente rodoviário saia a ganhar, essencialmente a segurança”.
A importância da utilização de material de protecção, como o capacete, que já está generalizado, o uso de vestuário adequado, como um “casaco com protecção, um bom calçado, umas boas luvas com protecção também” e conduzir sempre de luzes acesas, independentemente da hora do dia são alguns conselhos deixados pelos militares aos motocilistas.
“Alertamos os condutores para adequarem a sua condução às condições atmosféricas adversas, que não conduzam em excesso de velocidade, que aumentem a distância de segurança para o motociclo ou o veículo que segue à sua frente, para que se permita aumentar a sua distância de reacção, e garantir o bom estado dos pneumáticos”, são também advertências deixadas.
Além dos mesmos conselhos de segurança para os automobilistas, que inclui ainda a sinalização sempre que haja mudança de direcção ou manobras, a GNR tem apelado ao “respeito” na estrada. “O que aconselhamos é tornar o ambiente rodoviário seguro e saudável. Estes conselhos são aqueles que verificamos que têm sido as principais causas de acidentes” quando há o seu incumprimento.