O Complexo Desportivo de Óbidos é palco do World Championships – Hip Hop Unite Official, entre os dias 26 e 29 de Outubro, sendo esperada a presença de cerca mil atletas, em equipas oriundas de 13 países, entre os quais África do Sul, Nova Zelândia, ou Marrocos.
O Mundial decorre pelo segundo ano consecutivo em Óbidos, após ter passado por Agen, na França, Leiden, nos Países Baixos, ou Martinica, nas Caraíbas.
A competição é co-organizada pelo Município de Óbidos e pela Hip Hop Unite, uma organização internacional que tem por objectivo unir bailarinos de todo o mundo e que assume um papel educativo para os mais jovens.
“É muito importante que os mais jovens percebam que competir requer uma grande disciplina e dedicação, mas também que o respeito é um valor imprescindível. No mundo pós-pandémico, e marcado pela guerra, um evento desta natureza é uma oportunidade de crescimento pessoal e técnico, mas Óbidos constituirá sempre uma memória de boas experiências e divertimento para os participantes”, refere Musta Elbahi, co-fundador da Hip Hop Unite, citado numa nota de imprensa do município.
A programação do evento conta com workshops de Hip Hop, competições de pequenas crews e duos de cadetes, juniores, adultos e seniores, e de mega crews de cadetes e adultos, com as finais a decorrerem no sábado, dia 28 de Outubro, a partir das 10 horas.
O programa prevê ainda battles de um para um, de jovens e adultos. O júri da competição é composto por dançarinos, coreógrafos e treinadores, com experiência internacional.
“Num território onde todos contam, é muito importante desenvolver eventos que permitam aos jovens sentirem-se bem e poderem ter e desenvolver actividades próprias para a sua faixa etária. Só assim podemos fixar os jovens do concelho e atrair mais famílias para Óbidos”, começa por referir Filipe Daniel, presidente do Município de Óbidos, citado na mesma nota.
O edil acrescenta ainda que: “Por outro lado, ao trabalharmos a actividade física, permite-nos ‘desenhar’ uma sociedade mais saudável e equilibrada, seja do ponto de vista físico, seja na estabilidade emocional. Acreditamos que este evento desperta também uma energia positiva muito importante e celebra a felicidade”.
Além das competições, o evento inclui ainda um espaço de street food, demonstração de artes urbanas, concertos e sets de Hip Hop.
No sábado decorrerá igualmente uma festa com abertura do Dj Tarik e actuação dos Karetus, com entrada gratuita, tal como o espectáculo de dia 29, dedicado ao primeiro encontro de danças urbanas do Oeste, numa actuação com grupos da comunidade local, às 15 horas.