O campeonato nacional Multipli, que partilha o nome com o jogo matemático de cartas dedicado a alunos do 3.º ao 6.º anos, realiza este ano a sua 6.ª edição, e as inscrições encontram-se abertas até sábado, dia 27.
Esta competição, que é organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e pela Alfiii, marca nacional de jogos lúdico-didáticos, tem como objectivo “desenvolver o pensamento lógico e os conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse das crianças pela matemática, e estimular a componente lúdica ao longo do processo ensino-aprendizagem”, explica o IPL em nota de imprensa.
A primeira fase do campeonato realizar-se-á através da aplicação do Mulitpli online, que desde 2020 está disponível de forma gratuita para todos. Depois, disputam-se as sete semi-finais regionais, entre os dias 3 e 14 de Maio, e os alunos que se apurarem nesta fase, passam para a “grande final”, que se realizará no dia 5 de Junho.
A organização desafia as escolas e os professores a “desenvolverem livremente as suas próprias dinâmicas, com o jogo Multipli”, salientando ainda que devido ao facto do jogo ser intuitivo, acessível e gratuito, poderá ser uma boa opção “para as escolas que já lidam com uma grande diversidade de nacionalidades dos seus alunos”.
Nesta edição, a organização adopta o mote Craques da tabuada, da cabeça aos pés!, uma vez que, além de estarem convictos de que os “conteúdos em formato digital são bons aliados no ensino”, é importante não descurar a importância da actividade física, do convívio social e da criatividade no desenvolvimento dos alunos.
O evento conta ainda com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática, da Associação de Professores de Matemática, da Associação LUDUS e de outras entidades, que têm possibilitado a organização a realizar diversas iniciativas presenciais, além de disponibilizar acesso a todas as modalidades Multipli, em formato digital.
Para realizar a inscrição clique aqui.