O Município de Leiria fixou em 119.304,75 euros a multa a aplicar à empresa que está a gerir e explorar o parque de campismo da Praia do Pedrógão pelo incumprimento do contrato. O concessionário tem agora 30 dias, após a notificação da deliberação, para liquidar o valor e, se não o fizer, a câmara poderá avançar com a rescisão do contrato e assumir a gestão do espaço.
“Estamos a preparar um ‘plano B’, que nos garanta o normal funcionamento do parque durante o Verão, a assegurar, se for necessário, com pessoal da autarquia”, avança Catarina Louro, vereadora do Turismo, frisando que já decorreram “todos os prazos” de audiência prévia para a empresa reclamar da sanção aplicada. “Não vamos adiar a decisão”, garante.
Entre os incumprimentos identificados está a falta de manutenção de edifícios e equipamentos, bem como a não execução dos investimentos contratualizados, como a instalação de piscina e de um bar de apoio e de uma captação de água, e a realização de alterações e construções de estruturas sem autorização da câmara.
Segundo a vereadora do Turismo, pretende-se que o parque de campismo “volte a ser uma referência, especialmente numa fase em que a praia do Pedrógão tem vindo a ser cada vez mais procurada por turistas nacionais e estrangeiros”. “Queremos uma praia que disponha de infra-estruturas adequadas e de excelência e tudo faremos para cumprir este objectivo a muito curto prazo”, promete a autarca.
Na última reunião de câmara, realizada na semana passada, o vereador da Álvaro Madureira (independente eleito pelo PSD), disse esperar que este “calvário” termine em breve, lamentando que o parque esteja “cada vez mais depauperado”. “Batemo-nos contra esta concessão e agora temos muito trabalho para nos libertarmos do contrato e teremos depois de fazer grandes obras”, lamentou.
O JORNAL DE LEIRIA tentou contactar um representante da empresa Horizonte Itinerante, que detém a concessão, mas tal não foi possível até fecho de edição.