Os problemas de estacionamento no Bairro dos Capuchos, em Leiria, poderão ser aliviados com a construção de um parque junto à escola do 1.º ciclo. A intenção da câmara é criar cerca de 100 lugares, de utilização gratuita, num terreno que actualmente está ocupado com o estaleiro das obras de drenagem de águas que decorrem naquela zona.
O vereador Lino Pereira adianta que o concurso para o estacionamento avançará no início do próximo ano, prevendo-se um investimento “entre 40 a 50 mil euros”, que incluirá também “a requalificação da rua paralela ao terreno e a execução de passeios”.
O parque nascerá numa parcela que o município confirmou agora ser sua propriedade. “Só recentemente, quando os serviços tentavam identificar o dono do terreno, se percebeu que se trata de uma faixa sobrante para a construção da escola, cujo o direito de superfície havia sido cedido a uma associação de apoio à infância para a criação de valências na área da educação”, conta o autarca.
Como o projecto que estava pensado para o local não avançou, perdeu-se aquele direito, só que “nunca foi retirado esse ónus” e o terreno continuou registado no património da Câmara “como sendo de terceiros”.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.