“Sempre estive ligado à escrita, desde miúdo”, comenta Carlos Alberto Silva. “A poesia escrevo para mim e os contos escrevo para os outros”. E são vários, os títulos. Quatro, só no último ano, dirigidos aos leitores do segmento infanto-juvenil. “É o meu público preferencial. Costumo ir às escolas, conto histórias. É outra vertente do meu trabalho”.
Este sábado, 23 de Novembro, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, recebe a primeira apresentação de Vamos à Caça de Monstros, o mais recente livro de Carlos Alberto Silva, que conta com ilustrações de Cherie Zamazing e é editado através da editora The Poets And Dragons Society, de Lisboa. A história inspira-se em alguns dos medos mais comuns sentidos pelas crianças e, segundo o autor, pretende “desmistificar os monstros, que fazem parte do imaginário infantil”. Pode ser “jogada” porque “os vários episódios” acontecem em “diferentes espaços da casa”. E chega, também, com um jogo de cartas com tabuleiro que apela ao cálculo mental.
Anteriormente, Carlos Alberto Silva publicou A Canção das Rãs (Outubro de 2024, com ilustrações de Mariana Flores), também com jogo de tabuleiro incluído, A Revolta dos Lusecos (Janeiro de 2024, sobre o 25 de Abril, com ilustrações de Ana Paula Otero) e Não Tenho Medo do Monstro Verde (Outubro de 2023, em que assina texto e ilustração).
São já mais de uma dezena de títulos desde que em 2009 começou a escrever para os leitores mais jovens. E há ainda duas obras de poesia para os mais adultos.
Actualmente com 66 anos, Carlos Alberto Silva tem formação em educação pré-escolar e experiência de trabalho com o primeiro ciclo do ensino, onde desempenhou, por exemplo, funções de professor bibliotecário. Foi jornalista e desenvolveu actividade no teatro e nas artes plásticas. Natural de Pombal, reside em Leiria. Em 2019, com Desenho Impaciente, venceu o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, organizado pelo Município de Leiria. Também já escreveu sobre história local.
A apresentação de hoje na Biblioteca Municipal de Leiria começa às 17 horas.