“Nesta fase, já estou como São Tomé: ver para crer.” O desabafo é do presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, que revela que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) lhe deu conhecimento que será enviado um médico para o centro de saúde no início de Março.
Segundo Fernando Lopes, a ARSC informou-o de que existe a possibilidade de “vir um médico para o centro de saúde no dia 4 de Março, que fará serviço a partir do dia 7, entre as 8 e as 18:30 horas”.
O médico estará no centro de saúde todos os dias úteis, excepto terças-feiras à tarde, dia que já está coberto pelo clínico actual, e às quintas-feiras, “pois dará apoio a Pedrógão Grande”.
Já os fins-de-semana “têm uma escala própria”, refere ainda o autarca.
“Independentemente de haver a contratação dos serviços do médico a uma empresa, a ARSC vai manter o concurso aberto para a colocação de mais um clínico em Castanheira de Pera”, revela Fernando Lopes.
Para o autarca, esta solução “não resolve definitivamente o problema, mas atenua e melhora-o substancialmente”.
Desde Junho que cerca de três mil pessoas de Castanheira de Pera estão sem médico de família, depois de um dos clínicos rescindir contrato e o outro entrar de baixa.