A Renault Cacia, uma das maiores produtoras de componentes para automóveis do País, está a desenvolver um projecto em parceria com o Centimfe (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas e Plásticos) para investigar a aplicabilidade de materiais poliméricos a componentes produzidos na sua fábrica próxima de Aveiro.
O projecto, que implica um investimento de 820 mil euros, apoiado pelo Compete 2020 em cerca de metade, deverá estar concluído até Setembro de 2019.
“Estamos a usar as nossas competências de engenharia e desenvolvimento para produzir num material plástico uma bomba de óleo, que é tradicionalmente fabricada em metal”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Rui Tocha, director-geral do centro tecnológico instalado na Marinha Grande, para quem a Renault Cacia “reconheceu as competências, em termos de materiais e de engenharia, do Centimfe”.
O que está em causa neste projecto é a investigação de soluções para o desenvolvimento de uma nova bomba de óleo, que actualmente é inteiramente metálica, baseada em materiais poliméricos que permitam a redução de custos de produção, por um lado, e a redução das emissões de CO2, por via da diminuição do peso daquele componente, por outro lado.
“A bomba de óleo, e particularmente a sua tampa, é um componente crítico do motor de combustão interna, sabendo-se que a sua performance está intimamente relacionada com o desempenho e resistência ao desgaste dos seus componentes, e que esse desgaste pode contribuir para a contaminação do sistema de lubrificação do motor e para a sua falha, conduzindo a avaria grave”, disse ao Jornal Económico fonte ligada ao processo.
O consórcio irá conceber e desenvolver soluções para substituir a actual peça metálica por uma nova peça de base polimérica ainda não existente no mercado. O projecto tem “elevado potencial de retorno com a comercialização da tecnologia desenvolvida, particularmente porque a empresa tem acesso privilegiado ao principal mercado alvo deste desenvolvimento”, acrescenta aquele jornal.
Rui Tocha afirma que para a equipa do Centimfe a parceria com a Renault Cacia é “muito desafiante e muito interessante, pois permite mostrar à indústria que deve recorrer mais ao centro e desafiá-lo”.
[LER_MAIS] O Centimfe “tem vindo a investir fortemente nas áreas de desenvolvimento de produto e hoje é um braço importante das empresas no desenvolvimento de mãos de robot e de equipamentos de alta precisão, mas também na área da simulação no âmbito do design for manufacturing”.
Quanto à Renault Cacia, produz cerca de 1,4 milhões de bombas de óleo por ano, o que torna aquele componente num dos mais importantes do portefólio da empresa, que factura mais de 280 milhões de euros e emprega cerca de 1140 colaboradores, de acordo com o Jornal Económico.
A empresa está a realizar um projecto de investimento de 150 milhões de euros em várias áreas da produção, o que lhe permitirá manter-se competitiva no interior da multinacional nos próximos 20 anos.