A antiga unidade industrial de secagem de arroz (EPAC) do Louriçal vai ser reabilitada para dar lugar ao futuro Centro Cultural, num investimento da Câmara de Pombal estimado em 1,7 milhões de euros. O espaço, propriedade do município, tem acolhido a Sociedade Filarmónica, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal, o Agrupamento de Escuteiros e o armazém da Junta de Freguesia local.
Segundo a memória descritiva do projecto, o objectivo é reabilitar o edifício, mantendo a traça original, “garantindo às associações que ali se encontram instaladas um equipamento que possam usar com regularidade, dotado das condições de conforto e segurança necessárias à prática das suas actividades”.
“O maior impacto visual será ao nível exterior, que será alvo de uma intervenção profunda, garantindo um maior número de estacionamento , adequado ao tipo de equipamento pretendido”, refere ainda o projecto. A proposta para o Centro Cultural do Louriçal passa por uma reorganização espacial de todo o edifício, “garantindo as valências necessárias a cada uma das entidades que ali terão o seu espaço, aumentando os níveis de conforto espacial, térmico e acústico”.
[LER_MAIS] Quanto ao edifício secundário, está prevista a criação de uma sala de direcção para o Agrupamento de Escuteiros na actual cozinha desactivada e de um espaço amplo coberto e fechado onde poderão realizar actividades em dias de condições climatéricas menos favoráveis, par reabilitação das redes existentes.
No que diz respeito ao edifício principal, uma das naves irá albergar a Sociedade Filarmónica e o Rancho Folclórico que irá ter dois pisos. De referir ainda que a cota de piso actual está aproximadamente 90 cm acima da cota da rua o que irá obrigar à criação de um sistema de escadas e rampas para se poder aceder ao edifício.
Após a requalificação, o Centro Cultural passará a ter duas salas polivalentes, cozinha, camarins e zona técnica. No piso 1 será criado um espaço multiusos. A junta também manterá a zona de armazém.