Cerca de sete anos depois, o Centro Escolar José Mattoso, em Marrazes, Leiria, está finalmente a funcionar e esta quinta-feira recebe alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo para o seu primeiro dia de aulas, no arranque do ano letivo 2024/2025. O Agrupamento de Escolas de Marrazes e a Câmara de Leiria convidaram antecipadamente os pais e as crianças a visitarem o espaço e todos ficaram maravilhados. “Gostei de tudo. É diferente da minha escola”, adiantou um dos meninos.
Já Nicole, 6 anos, estava ansiosa para poder começar a experimentar o espaço das actividades, e “brincar e aprender muito.” A mãe estava também muito satisfeita com o que viu, considerando que o espaço era bem diferente da pequenina escola dos Marinheiros. “É muito espaçosa e parece que tudo foi feito com muito carinho.”
Rui Cruz, outro pai, confessa que o centro escolar prima pela inovação e espera que seja a escolha acertada para o seu filho, que vai frequentar o pré-escolar. “Do que vi, até me parece melhor do que o privado, onde ele andava. Com a quantidade de crianças que vão estar aqui, veremos se corre tudo bem”, confessou.
Fim ao desdobramento
O Centro Escolar José Mattoso dispõe de oito salas de pré-escolar e 16 do 1.º ciclo, sendo que neste primeiro ano de funcionamento vão ser utilizadas 13 para 13 turmas do 1.º ciclo, adianta a vereadora da Câmara de Leiria, Anabela Graça, que no dia da visita admitiu que há espaços no interior onde os alunos podem andar descalços, até porque o edifício tem piso radiante.
Jorge Edgar Brites adiantou ao JORNAL DE LEIRIA que o centro escolar tem capacidade para 650 alunos, mas este ano não ficará totalmente preenchido.
“Nenhuma escola do agrupamento irá encerrar. A abertura do centro escolar permitir-nos-á pôr fim ao desdobramento”, assegura o director. Este responsável destacou as “excelentes condições” do espaço ao nível térmico e acústico, ao evidenciar também a luz natural e a preocupação com a sustentabilidade e eficiência.
A entrada dos alunos far-se-á pela porta em frente ao Bairro Sá Carneiro, com os automóveis a circularem num único sentido, escoando o trânsito no final da rua para duas saídas diferentes (uma delas ainda está a ser construída).
D. Dinis e ESALV em obras
O arranque do ano lectivo no concelho de Leiria vai realizar-se ao som das obras de requalificação da Escola Básica 2, 3 D. Dinis e da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.
“Tem havido uma grande preocupação ao nível do planeamento e articulação com a direcção da escola, no sentido do conhecimento atempado das várias fases da obra e posterior informação aos diversos membros da comunidade escolar e educativa”, adianta Anabela Graça.
A autarca salienta que “as obras têm decorrido normalmente, com respeito pelas indispensáveis condições de segurança, tendo, inclusivamente, no final do ano lectivo, ocorrido actividades desenvolvidas pelos alunos com abertura à comunidade”. Por isso, acredita, “não haverá perturbações de maior”.
Uma das intervenções na escola D. Dinis será no pavilhão gimnodesportivo, o que impossibilitará os alunos de usufruírem do espaço para a prática de educação física.
“A obra obedecerá ao planeamento efectuado, eventualmente, com ligeiros ajustes considerados adequados, a cada momento. O que importa referir é que estão reunidas as condições para o desenvolvimento das aulas de educação física e, a cada momento, em conjunto com a escola, aferir-se-ão os espaços disponíveis para a prática”, assegurou Anabela Graça.
A vereadora admite que existem “ligeiros atrasos” na requalificação, que se espera que “sejam recuperados no decorrer da obra”. Isto, porque, “apesar de não haver aulas em Agosto, é muito difícil o normal andamento das obras devido ao fecho de empresas, férias, dificuldades de matérias-primas e de mão de obra, etc”.
Apoio à família e aposta na cultura