No âmbito do Plano de Redução de Consumo Energético e Hídrico, o Centro Hospitalar de Leiria vai adoptar uma redução de consumo de energia e de água nas suas unidades hospitalares de Alcobaça, Leiria e Pombal.
Segundo uma nota do CHL, através deste plano será realizada uma análise de consumos para avaliar o impacto das medidas, mensalmente.
Está prevista a adopção de medidas dirigidas aos utilizadores das unidades de saúde do centro hospitalar, nas áreas da iluminação, climatização, consumo de água e gás, havendo ainda a intenção de introduzir soluções para aproveitamento de energias renováveis.
O CHL pretende candidatar-se à instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo nas suas unidades e realizar uma campanha dirigida à comunidade, para sensibilização e consciencialização ambiental.
“O plano contempla medidas restritivas, com o objectivo de promover uma melhor utilização dos recursos, mas inclui também medidas estratégicas, que preveem, por exemplo, a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, de forma a conseguirmos compensar o nível de consumo energético essencial para garantir o funcionamento dos nossos serviços sem condicionamentos e a prestação dos cuidados de saúde com a qualidade que se exige”, resume o responsável.