A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de meio milhão de euros, co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020, informa a autarquia em nota de imprensa.
“O Centro Interpretativo será formado por duas componentes – o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços ‘vivos’ de apoio à arte xávega nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas companhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos na arte xávega, e partilhar no local as actividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faixa no mar e na praia”, caracteriza o município.
A obra prevê “a reposição das condições de segurança e estabilidade dos elementos da cobertura”, prossegue a mesma fonte.
“Na intervenção nos pavilhões, está a ser feita a reposição da imagem construtiva da madeira como revestimento exterior destas construções. Esta solução permite uma maior identificação das construções face aos modelos arquitectónicos tradicionais das barracas de outrora e, simultaneamente, melhora a sua resistência ao vento e à maresia que sopra nesta zona dunar elevada”, nota a câmara.
O arranque da obra deu-se em Junho, com um prazo de execução de 180 dias, adianta a autarquia.