Ao início da noite, com as primeiras informações provenientes das secções de voto, Luís Paulo Fernandes admitia o sonho de ver o Chega eleger três deputados por Leiria. O cenário não se concretizou, mas o Chega passa de um para dois deputados eleitos por Leiria, face às legislativas de 2022.
Satisfeito com “muito bons resultados” do partido “por todo o distrito”, o dirigente originário de Pedrógão Grande promete fazer-se notado em Lisboa: “Vou dar muito que falar”.
Só com a contagem terminada, depois de apurados os votos da derradeira freguesia no distrito de Leiria, é que Luís Paulo Fernandes (presidente da distrital de Leiria do Chega) teve a confirmação de que se junta ao cabeça-de-lista Gabriel Mithá Ribeiro como deputado eleito pelo Chega no círculo de Leiria nestas eleições legislativas de 2024.
No distrito de Leiria, o Chega é a terceira força política mais votada, depois da AD e do PS.
Em 2022, o Chega conseguiu 18.918 votos no distrito de Leiria e uma percentagem de 8,02% do total de votantes. A subida em 2024 é acentuada: 53.764 votos e 19,66%.
Contas feitas, mais 34.846 votos do que em 2022.
O resultado ganha ainda mais expressão quando se observa o número de votos do PS em 2024 no distrito de Leiria: 61.535, apenas mais 7.771 votos do que o Chega.
Na Assembleia da República, Luís Paulo Fernandes está seguro de que vai “conseguir ser ouvido” e avisa que é alguém “muito irreverente”, com centenas de manifestações promovidas contra governos PS e PSD.
O crescimento do Chega, acredita, vai ter continuidade: “Vamos ser a segunda ou quem sabe a primeira força no distrito”.
* Notícia actualizada com declarações de Luís Paulo Fernandes