Pombal abre à participação pública o Plano de Acção Pombal 2030
O Município de Pombal está a convidar os pombalenses a contribuirem para o Plano de Acção Pombal 2030, ferramenta para o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho para a próxima década.
Para o efeito, foram disponibilizados dois canais de comunicação; o email estrategia2030@cm-pombal.pt, e um formulário no portal autárquico.
Segundo a autarquia, a Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030 está em fase final de elaboração, tendo sido já apresentada, em reunião de Câmara Municipal, a Proposta Prévia do Plano de Acção.
Nessa ocasião, o documento mereceu várias críticas e alertas de parte da oposição (PS), por não conter “medidas concretas”.
O período de participação pública irá decorrer até ao dia 11 de Agosto.
Está ainda a ser ultimada uma campanha de divulgação deste documento durante as Festas do Bodo, através da exposição interactiva POMBAL2030 – UM PROCESSO PARTICIPATIVO E PARTICIPADO patente nos claustros do edifício dos Paços do Concelho, além de uma apresentação pública e de uma acção a decorrer no centro de Pombal.
A Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030 apresenta quatro “objectivos estratégicos” que devem servir como orientadores do Plano de Acção:
– Pombal mais competitivo e digital, assente numa dinâmica de transição sustentada da economia local, capaz de atrair investimento estruturante;
– Pombal mais sustentável e resiliente, contribuindo para um território seguro, adaptável e promotor de uma transição energética e climática;
– Pombal mais coeso e inclusivo, promotor da igualdade no acesso a bens e serviços essenciais, da inclusão social e da qualidade de vida;
– Pombal mais conectado ao território e às pessoas, alicerçado num desenvolvimento integrado, equilibrado e diferenciador.