As praias do concelho da Marinha Grande, bem como a Costa da Caparica, no concelho de Almada, estão a ser estudadas pela Universidade de Coimbra e pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, adiantou ao executivo o vereador Carlos Caetano.
O objectivo deste projecto, denominado Mosaic.pt, é perceber que tipo de impacto pode ter a subida do nível do mar, ou seja, perceber quais os riscos da inundação costeira.
No caso da Marinha Grande, adiantou o autarca, a escolha teve em conta o facto de este concelho congregar costa arenosa, a Sul, bem como costa rochosa (a Norte).
No site do projecto, explica-se que o Mosaic.pt “visa desenvolver um quadro de referência inovador de apoio à gestão do risco de inundação na zona costeira, incluindo estuários, com base na integração de modelos de previsão e monitorização em tempo real das variáveis relevantes ao processo de inundação, e tendo em conta as diferentes dimensões da vulnerabilidade do território”.
[LER_MAIS] Salienta que “a orla costeira continental portuguesa apresenta um risco elevado a situações de galgamento e inundação, demonstrado pelo impacto de eventos recentes, que tenderá a aumentar face à subida do nível médio do mar. Urge assim integrar conhecimentos sobre os perigos, vulnerabilidade e exposição de pessoas e bens, no desenvolvimento de estratégias que contribuam para melhores formas de planeamento e de resposta à emergência”.
São objectivos do Mosaic.pt, melhorar a capacidade de previsão do galgamento e inundação e contribuir para melhorar a capacidade de resposta à emergência.
O Mosaic. pt conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia.