A Cleanwatts, empresa climate tech de Coimbra, obteve licenciamento para 20 novas Comunidades de Energia Renovável (CER) em vários pontos do País, para as quais pretende angariar mais de 900 membros. As 20 CER agora licenciadas encontram-se instaladas, sobretudo, em instituições particulares de solidariedade social, corporações de bombeiros e indústrias, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre e Porto.
No distrito de Leiria, fazem parte desta nova vintena: a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e o Jardim do Fraldinhas, no concelho de Leiria. Em nota de imprensa, a Cleanwatts anuncia que obteve o licenciamento da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para as novas CER, espalhadas pelo norte e centro do País, com uma capacidade de produção anual de mais de 40 GWh.
“Os membros destas CER beneficiarão de uma tarifa, em média, 20% inferior às tarifas de mercado, podendo poupar o equivalente a uma factura de energia ao final de um ano. Além disso, estão a contribuir para a descarbonização e redução da pegada de carbono da sua região, promovendo a sustentabilidade e o sentido de comunidade na sua localidade”, nota ainda a empresa.
A CEO da Cleanwatts, Luísa Matos, reconhece que este marco é resultado “da recente digitalização dos processos pela DGEG, o que facilitou a celeridade que faltava para licenciar estas 20 CER. Temos mais projectos que esperamos ver licenciados ainda este ano e, desta forma, acreditamos que vamos conseguir estender a nossa presença em mais pontos de todo o País, para que todos tenham a oportunidade de pertencer a uma comunidade de energia renovável.” A empresa convida todos os interessados a juntarem-se a este movimento de energia limpa.
Para facilitar o processo, lançou publicamente, no início deste mês, a aplicação Kiome Comunidades de Energia, que permite a adesão dos utilizadores à comunidade de energia que se encontra mais próxima geograficamente. Ao criar conta na aplicação, os utilizadores têm ainda acesso a funcionalidades como o controlo mensal dos seus custos com energia ou o cálculo das poupanças obtidas com a adesão à comunidade.