As vendas em hiper e supermercados em Portugal ultrapassaram os 250 milhões de euros na semana de 24 de Fevereiro a 1 de Março.
Um valor que representa um crescimento de 14% relativamente ao mesmo período de 2019 (220 milhões de euros). Desde o início do ano, a tendência situava-se nos 6%.
Os dados são revelados na primeira edição do barómetro semanal da empresa global de medição e análise de dados Nielsen sobre o impacto da Covid-19 nas vendas do retalho alimentar, semana marcada pelo alerta da OMS para o risco de pandemia.
De acordo com estudo, citado pelo site distribuicaohoje.com, foi nos distritos de Lisboa (18%), Setúbal (16%), Leiria (16%) e Santarém (15%) que o consumo mais disparou.
As conservas (+ 42%), os cuidados de saúde (+ 40%), acessórios de limpeza (+ 38%) e os produtos ricos em vitamina C foram os produtos com um maior crescimento da procura.
Os hipermercados destacam-se com um crescimento de 20%, acima dos supermercados grandes (+18%) e supermercados pequenos (+5%).
A Nielsen diz ainda ser “expectável” que “a questão da proximidade conquiste um maior dinamismo” nas semanas seguintes.