O Centro 2030 abriu os seus dois primeiros concursos destinados a candidaturas a sistemas de incentivos às micro, pequenas e médias empresas (PME) que procuram inovação produtiva.
Com um montante de 60 milhões de euros – destes, 16 milhões são destinados a territórios de baixa densidade e 44 para as restantes áreas geográficas -, estes concursos têm como fim o estímulo do investimento empresarial inovador, “promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação”.
Podem ser alvo de candidatura as operações que contribuam para a melhoria das capacidades produtivas das PME e para o desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, sobretudo baseadas nos resultados de I&D e no aumento do emprego qualificado.
O Centro 2030 dará prioridade à produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção actual, através da transferência e aplicação de conhecimento, de novos, ou significativamente melhorados, processos ou métodos de fabrico, de logística e de distribuição, organizacionais ou de marketing.
O período de candidaturas estende-se até 15 de Dezembro de 2023, distribuído por quatro fases.