Em funções há quase dois meses, novo comandante distrital da PSP de Leiria promete “aumentar a visibilidade” e presença da polícia nas ruas, com viaturas e meios humanos. “Os recursos nem sempre são os suficientes, mas isso não significa que não possamos fazer mais”, assume o superintendente Domingos Antunes.
O responsável falava durante a entrega de uma viatura à PSP, oferecida pela Câmara de Leiria e que será afecta ao programa Comércio Seguro, numa cerimónia que teve lugar, esta sexta-feira.
Na ocasião, a Acilis (Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria) procedeu também à entrega de equipamento de comunicações móveis para a viatura.
O comandante da PSP disse que se tratam de ofertas “simbólicas”, mas que contribuirão para a “melhoria das condições” das forças de segurança. “Investir na polícia é investir na comunidade”, afirmou.
Por seu lado, o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, salientou que “o sentimento de segurança é um dos critérios que de forma mais efectiva contribui para a percepção do nível de qualidade de vida num território” e assume uma importância “decisiva na atractividade e no desenvolvimento social e económico”.
Nesse sentido, o autarca expressou a disponibilidade do município para contribuir para que a forças de segurança “estejam dotadas das melhores condições para o cumprimento da sua importante missão, nomeadamente no âmbito da sua acção de prevenção criminal e policiamento de proximidade”, mesmo que esta “não seja uma responsabilidade directa” da autarquia.
“Estamos totalmente disponíveis para continuar a aprofundar a nossa estratégia neste campo, de forma a garantir que o concelho de Leiria continua a figurar no mapa das regiões mais seguras do nosso país”, assegurou Gonçalo Lopes.