Um dos locais mais carismáticos de férias da nossa região tem garantida animação para todos os finsde- semana de Verão. Sem discoteca nem piscinas, São Pedro de Moel continua a ser uma praia apetecível, mas os comerciantes querem atrair mais jovens à povoação. “Desde que a discoteca fechou que tem sido muito complicado para todos.
Os jovens não querem vir para S. Pedro de Moel e os pais acabam também por não vir. A discoteca era uma âncora que trazia muita gente, sobretudo, jovens”, adianta o presidente da Protur – Associação para a Promoção do turismo de São Pedro de Moel, João Caetano. Para tentar inverter o afastamento de jovens, um grupo de empresários tem elaborado todos os anos uma programação de Verão diversificada, numa tentativa de agradar ao maior número de pessoas e ser uma atracção para a praia de S. Pedro de Moel.
João Caetano explica que a associação tem organizado a animação cultural de S. Pedro de Moel nos últimos quatro anos, sendo também os responsáveis pela festa de Passagem de Ano e pelo Festival Afonso Lopes Vieira.
“O objectivo é chamar o maior número de pessoas e deixar contente quem cá está, porque esses são os principais promotores da nossa praia”, adianta, garantindo que a associação conseguiu, este ano, uma programação mais completa e gratuita. No entanto, o responsável garante que a maioria dos eventos, que decorrem, sobretudo, na Praça Afonso Lopes Vieira, terminam pela meia-noite.
“Existe uma preocupação em não entrar em choque com a comunidade e nem nos queremos substituir aos bares.” A Protur, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, trabalhou em conjunto com várias entidades e a partir do próximo dia 17 de Junho, data de arranque da agenda cultural do Verão de 2017, apresenta todos os fins-de-semana uma oferta cultural e muita animação.
Música, teatro, pintura, desporto e gastronomia são esperados durante cerca de dois meses. Numa parceria com a Omnichord, alguns dos concertos agendados têm no cartaz Nice Weather for Ducks, Rapaz Improvisado, Whales e Twin Transistors. Concerto para bebés, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, coro de Alcobaça e O Projecto Bug são outras das iniciativas previstas.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.