A Câmara de Ansião está a promover uma iniciativa de apoio ao comércio local para minorar os impactos da pandemia de Covid-19, que habilita os clientes a prémios monetários para compras nos estabelecimentos do concelho.
Numa nota de imprensa, o município explica que a medida, denominada Natal é no comércio local, visa “promover e revitalizar o comércio no concelho”.
“A iniciativa, que representa um investimento da autarquia superior a cinco mil euros, pretende apoiar os empresários e comerciantes do concelho, afetados significativamente pela crise financeira decorrente da situação sanitária que se tem vivido nos últimos meses”, lê-se na nota.
Segundo o documento, por cada dez euros de compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, “o cliente ganha um cupão que o habilita a prémios que vão dos 100 aos mil euros, materializados em vales de compras a utilizar igualmente no comércio local”.
A campanha decorre até 8 de Janeiro de 2021 e o sorteio decorre no dia 15 do mesmo mês.
Os cupões devem ser colocados em tômbolas que estão disponíveis nas juntas de freguesia e no Posto de Turismo.
À agência Lusa, a vereadora com o pelouro do Turismo, Cristina Bernardino, afirmou que em sorteio vão estar 27 vales de 100 euros cada, um vale de 500 euros, outro de 750 euros e, por fim, um vale no valor de mil euros.
“Estes vales terão de ser gastos novamente no comércio local até abril”, disse Cristina Bernardino, reconhecendo que “comerciantes e famílias estão a passar por dificuldades e esta é uma forma, um quanto simbólica, de o município estar ao lado deles nesta situação que é difícil”.
A vereadora salientou que se trata também de “ajudar os comerciantes que estão a sofrer com o impacto da pandemia”, acreditando que “a grande maioria estará a passar por dificuldades”.
O último boletim da Comissão Distrital da Protecção Civil de Leiria, divulgado às 00:38 de hoje, indica que Ansião registou, desde o início da pandemia, em março, e até sexta-feira, 104 casos do novo coronavírus, mantendo-se 34 activos.
No mesmo período, 66 pessoas recuperaram da doença, contabilizando-se quatro óbitos, de acordo com o mesmo boletim.