A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIMRL) da Região de Leiria anunciou a aprovação após votação por unanimidade das contas do exercício de 2023.
A CIMRL aprovou ainda uma resolução que “preconiza a isenção de portagens na A19 (Variante da Batalha) e A8, no troço entre Marinha Grande e Leiria”.
Também o aumento sem justificação das tarifas aplicadas aos municípios na recolha e tratamento de resíduos urbanos dos sistemas multimunicipais controlados pelo grupo EGF da Valorlis (Leiria) e ERSUC (Coimbra), foi objecto de moção de rejeição.
A reunião contou com a presença dos deputados das Assembleias dos dez municípios que integram a CIMRL.
As contas foram apresentadas por Gonçalo Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal, e por Paulo Santos, primeiro secretário-executivo, “tendo sido destacada a importância da aprovação das contas como um momento de avaliação da gestão da Comunidade Intermunicipal.”
As contas de 2023 apresentam um resultado positivo de 2,7 milhões de euros, o que, segundo uma nota de imprensa da CIMRL, “demonstra a solidez financeira da CIM e a sua capacidade para gerir de forma eficiente os recursos públicos, libertando meios para reforçar os investimentos em projetos nos 10 municípios da região de Leiria”.
A CIM Região de Leiria é uma associação pública de municípios com vista à prossecução de fins comuns, nomeadamente o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a melhoria da qualidade de vida das populações. É composta por 10 municípios: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.