Foi inteiramente desenvolvida em Portugal e apresenta-se como concorrente de aplicações como Uber e Cabify. Esta plataforma de transporte de passageiros chama-se Chofer, já está a operar em Lisboa, Porto e Algarve e, entre Outubro e Novembro, chega a Leiria.
A Chofer foi desenvolvida em Portugal, por ex-alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e resulta de um trabalho conjunto entre uma empresa de Lisboa e a 4All Software, uma startup sediada no Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real.
Está a operar há cerca de dois meses, em Lisboa, Porto e Algarve e, só no primeiro mês de actividade contabilizou cerca de 500 motoristas e três mil utilizadores. Mas no futuro muito próximo, adianta a Chofer, a marca pretende expandir a sua actuação por Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Além de querer chegar a cidades onde as outras plataformas do género não operam, a Chofer explicou ao JORNAL DE LEIRIA que são várias as inovações que diferenciam esta aplicação das demais. Por um lado, será possível efectuar os pagamentos através do MB Way, ou seja através do telemóvel. Esta forma de pagamento mais directa será útil a quem não tem cartão de crédito ou a quem não está disposto a ceder os seus dados.
[LER_MAIS] Por outro lado, a Chofer trabalha com tarifas fixas, pelo que o preço das viagens não varia de acordo com a procura. Escolher o "motorista favorito", fazer "agendamentos de viagens" até 24 horas de antecedência ou fazer classificações dos motoristas são outras possibilidades da marca.
A Chofer realça que no mercado de Leiria pode contar com cerca de 100 motoristas, trabalhando com empresas licenciadas para o transporte de passageiros ou com motoristas privados. E quem será o público? Para a Chofer, Leiria é um mercado com grande potencial. Entre o público-alvo estão jovens estudantes, pessoas que queiram sair à noite para se divertir e que não queiram conduzir nem levar automóvel, também turistas e empresários.
“Com a possibilidade de fazer agendamentos, os empresários podem deixar o aeroporto de Lisboa com um motorista da Chofer, que os pode deixar na região de Leiria, e levá-los de volta”, exemplifica a marca.
Aplicação vendida lá fora
Além de estar presente em várias cidades de Portugal (Lisboa, Porto e Algarve) e de se preparar para actuar em novas regiões do País (Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga), esta nova aplicação também já está a ser comercializada no Brasil, África do Sul, Rússia, Reino Unido e China.