Desde que abriu ao trânsito, há cerca de duas semanas, são várias as situações relatadas de veículos a entrar em contramão na nova rotunda na Avenida Francisco Sá Carneiro, um dos acessos ao espaço comercial Leroy Merlin.
De acordo com testemunhos, apesar da sinalização no local, alguns automobilistas entram em sentido contrário. “Talvez porque antes da rotunda estar sinalizada, o acesso ao Leroy se fazia virando à esquerda, de quem circulava no sentido ascendente”, conta uma comerciante.
Em resposta ao JORNAL DE LEIRIA, a PSP de Leiria informa que, até ao momento, não tem registo de qualquer acidente no local “nem conhecimento da ocorrência de trânsito em sentido oposto ao legalmente permitido”.
No entanto, durante a reportagem no local o Jornal de Leiria confirmou que a situação é recorrente, como comprova a imagem captada pelo repórter fotográfico.
Ricardo Santos, vereador da Câmara de Leiria, revela que têm chegado ao Município “algumas reclamações” em relação à configuração da rotunda e às infracções por contramão no local.
O autarca explica se trata de “uma obra provisória”. “Faltam terminar alguns trabalhos, nomeadamente um acesso directo ao Leroy Merlin. As lombas que estão na descida, onde só está uma faixa de rodagem aberta, são também provisórias. Após a conclusão dos trabalhos, a rotunda ficará com outra configuração”, informa.
O vereador acrescenta que a zona “está devidamente sinalizada”, mas admite que os automobilistas “estavam habituados a virar à esquerda” [no sentido ascendente] antes da rotunda ser aberta e “acabam por fazer o mesmo” por [LER_MAIS] distração.
Ricardo Santos salienta que o impacto da estrutura em betão vai ser ainda menor. “O chamado muro já foi cortado um pouco, mas ainda falta reduzir cerca de um metro em toda a sua extensão.”
Contramão nos Parceiros
A rotunda dos Parceiros, que dá acesso ao LeiriaShopping, continua a registar circulação automóvel em sentido contrário. No entanto, a PSP registou apenas quatro acidentes relativos a contramão nos dois últimos anos. Durante a reunião de Câmara foi referido que há GPS que dão indicações erradas.
A PSP explica que “imediatamente antes da rotunda aérea existe uma bifurcação das duas faixas de rodagem descendentes, sendo a da esquerda a que dá acesso à rotunda aérea e a da direita a que da acesso direto à rotunda D. Dinis”.
“Poderá ser essa indicação para seguir na via da esquerda dada pelo GPS que cria confusão aos automobilistas. De qualquer forma, a atenção do condutor terá que ser relativamente à sinalização vertical no pavimento, e estas são suficientes, mesmo a própria configuração da via leva os condutores para a direcção certa, pelo que a contramão será sempre da responsabilidade do condutor.”