A conferência “Entre maciços: novas abordagens ao estudo do Paleolítico na Estremadura portuguesa” encerra, este sábado, 7 de Dezembro, a programação associada à comemoração dos 25 anos da descoberta do Abrigo do Lagar Velho e da Criança do Lapedo.
Segundo o município de Leiria, a conferência vai permitir apresentar um ponto de situação sobre as investigações arqueológicas que têm vindo a ser realizadas.
“Nas últimas décadas a investigação sobre o Paleolítico teve um grande desenvolvimento na região, ao qual não será alheio o número e qualidade dos projectos de investigação que tem como principal foco a região dos maciços calcários do centro do país”, assinala a autarquia.
No programa, destaca-se a comunicação de João Zilhão e Cidália Duarte sobre os novos dados (e as suas implicações) relacionados com o enterramento da Criança do Lapedo.
A conferência decorre no Museu de Leiria (com entrada livre) e no programa constam também apresentações que abordam o Abrigo do Lagar Velho, a arqueologia da evolução humana nas grutas ribatejanas, o Mondego e a relação entre a museografia e a investigação com foco no Almonda.
Os trabalhos incidem ainda nos projectos Paleorescue e Ecoplis e no tecno-complexo acheulense no vale do rio Lis.
A conferência tem início às 9:30 horas e termina depois das 17:30 horas.
Inscrições (gratuitas) através do email museudeleiria@cm-leiria.pt ou do telefone 244839677.