A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) já dispõe de uma Unidade de Patologia do Joelho, que visa melhorar a qualidade dos cuidados prestados nesta patologia, promovendo a diferenciação de procedimentos realizados na área anatómica do joelho.
A funcionar nos hospitais de Leiria e de Alcobaça, esta unidade permitirá ainda concentrar casos e aprofundar a sub-especialização da equipa médica, com o aumento da produtividade pela utilização preferencial da cirurgia de ambulatório e a respectiva redução do tempo de internamento, refere uma nota de imprensa.
Segundo a ULSR, a criação desta unidade preconiza a abertura de uma consulta externa no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). “No âmbito da actividade cirúrgica, pretendemos manter a actividade em regime de ambulatório para procedimentos de menor complexidade e iniciar a realização de reconstruções ligamentares simples, deixando o bloco operatório central para os procedimentos mais complexos”, explica Luís Machado, médico ortopedista do Serviço de Ortopedia II e coordenador da Unidade de Patologia do Joelho da ULSRL, citado no comunicado.
Outra das finalidades da equipa é realizar formação contínua para os seus membros, ao nível interno e externo, com a frequência de cursos, a participação científica em congressos e parcerias entre instituições.
“A nossa equipa não pretende ficar fechada em si mesma, mas apostar na colaboração com outros serviços, como a Anestesiologia, a Medicina Física e Reabilitação, a Unidade de Hospitalização Domiciliária, com as unidades de Cuidados de Saúde Primários e com outros hospitais e entidades externas. No que toca à formação de outros profissionais já este ano vamos receber vários visitantes, nomeadamente um colega belga, um holandês e um indiano por períodos de tempo que vão até um mês”, revela ainda Luís Machado.
Segundo o médico ortopedista, esta nova Unidade de Patologia do Joelho “vem preencher uma lacuna, visto que é uma das áreas anatómicas com maior procura por parte da população, com grande exigência técnico-científica e um grau de transformação e inovação permanentes”.